Carro com problema na luz de ré. Como consertar?

0

Primeiro precisamos saber como funciona esse sistema elétrico e quais são seus componentes para então consertar possíveis defeitos na luz de ré. Tecnicamente, é chamada de farol de ré, no singular.

Isso significa que um automóvel precisa de apenas uma luz de ré, desde que o lado que não vai acender não tenha a lanterna branca, típica da luz de ré. Simplificando: é errado rodar com uma luz de ré queimada se baseando na lei que diz bastar uma, mesmo que seu carro tenha duas.

Este é um modelo com apenas uma luz de ré.Mas para que existe a luz de ré? Ela se acende quando engatamos a ré no câmbio, e serve para iluminar a sua manobra e também advertir outros motoristas que você está dando ré.

Basicamente a consequência do defeito é não acender a luz do farol de ré. E as causas podem ser várias.

Os componentes do sistema de ré são os seguintes:

1 – Fusível.
2 – Interruptor de luz (cebola de luz de ré).
3 – Uma (ou duas) lâmpada de 21 Watts, semelhante a luz de freio.
4 – Fiação.

O defeito pode ser em qualquer um ou mais desses itens acima. O primeiro ato é checar o fusível, pois em alguns modelos ele protege outros acessórios, além da luz de ré. Procure por ele no manual do carro. Para saber se está queimado retire-o e o ponha contra uma luz qualquer. Se estiver interrompido será algo muito evidente.

carro-com-problema-na-luz-de-re-como-consertar-1
Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.

Não sendo o fusível a causa da pane da luz de ré, você terá que testar a cebolinha de ré, responsável por acender a luz.

carro-com-problema-na-luz-de-re-como-consertar-2A maioria dos interruptores de luz de ré são semelhante a imagem acima. O teste é simples. Ligue a chave do carro para acender o painel. Em seguida, com um pequeno fio, “feche” os fios da tomada, um no outro, e observe se a luz de ré acendeu. Nesse caso não é preciso engatar a ré. Também não dirija o carro com a cebola fora do lugar.

Se acender, o defeito é na cebola de ré e a troca é a solução. Se não acender, veja se lâmpada de ré está queimada. (um caso mais raro devido ao pouco uso da ré).

Esses são os serviços ao seu alcance. Não obtendo resultado procure um eletricista de confiança.