Quando você compra um smartphone, compra junto uma série de software padrão que, possivelmente, nunca irá usar.

Um dos conselhos mais disseminados para se livrar de aplicativos nativos do Android, chamados bloatwares, é o root do dispositivo. Contudo, neste tutorial você aprende a remover estes aplicativos com e sem acesso root do seu aparelho.

Como desinstalar aplicativos nativos do Android – SEM root

Para realizar a remoção dos bloatwares do seu dispositivo Android sem precisar de root, usaremos o aplicativo para Windows: Debloater. Siga o passo a passo abaixo:

Clique aqui e baixe e instale o Debloater no seu computador;
Conecte seu dispositivo via cabo USB;
Ative a função de Depuração USB no aparelho. Para isso basta ir a Configurações > Opções de desenvolvedor > Depuração > Depuração USB.

Se a função “opções de desenvolvedor” não estiver ativada, vá a Configurações > Sobre o telefone > procure o “Número da versão” > toque repetidas vezes sobre a ela até que um aviso de você agora é um desenvolvedor apareça:

Como desinstalar aplicativos que já vieram instalados no seu smartphone Android sem precisar fazer root

  • Com o modo de depuração ativado, abra o Debloater no seu computador;
  • Carregue as informações;
  • Clique em Read device packages;
  • Selecione e revise os pacotes que deseja remover;
  • Clique em Apply.

Nota: Preste muita atenção nos pacotes que deseja eliminar, pois muitos deles podem ter nomes que não são facilmente reconhecíveis, e alguns podem afetar outros aplicativos.

Obs: Com o procedimento realizado, ainda falta a parte principal que será a exclusão dos dados dos aplicativos do seu smartphone. Então siga até o menu ajustes(configurações) > Aplicativos > Selecione os aplicativos que você bloqueou usando o Debloater > Clique nas opções de APAGAR DADOS | DESINSTALAR ATUALIZAÇÕES | DESABILITAR | FORÇAR INTERRUPÇÃO, Prontinho você ganhou mais espaço em sua memória interna.

Resgate

Caso tenha eliminado algum aplicativo que não queria remover, não entre em desespero. O Debloater não apaga nada definitivamente, simplesmente bloqueia o processo, que deixa de ser executado no seu dispositivo. Se você se equivocou, basta desbloquear tudo clicando em UnBlock All Packages e todos os programas nativos serão restaurados.

Ficou com duvidas de como fazer este tutorial? Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Gostou do post? Curta e compartilhe e leve nossa ajuda pra mais pessoas (y)