Por que ficamos bêbados com álcool

0

Qual a ação do álcool no corpo? Por que ficamos bêbados ao ingerir álcool? O princípio de ação do álcool é atacar os neurônios e confundir três componentes químicos: serotonina, dopamina e o GABA.

O fato de ficarmos bêbados diz respeito a como as bebidas agem em nosso cérebro. O princípio de ação do álcool é atacar os neurônios (células do cérebro) e confundir a forma como eles usam três componentes químicos: a serotonina, a dopamina e o GABA (ácido gama-aminoburtírico). Essas três substâncias são neurotransmissoras, isto é, ficam o tempo todo passando de uma célula nervosa a outra.

Por que ficamos bêbados com álcoolO álcool começa a agir sobre a serotonina causando a primeira ação da bebida: a alegria. Quando o sujeito começa a sorrir demais já dá as primeiras pistas de que está ficando embriagado. Em seguida o álcool atinge o GABA e dá início aos problemas, a ação do cérebro diminui e dá espaço à sensação de mal-estar.

Por último, a dopamina é atingida e o alcoolizado perde parte da coordenação motora. Com parte dos movimentos debilitados, a sensação é de estar cambaleando (tonturas). É nesse instante que se perde o equilíbrio, podendo atingir até mesmo o chão. Por esses e outros motivos a ingestão de álcool é proibida para quem vai dirigir.