Existe uma parcela de pessoas que tem por objetivo ganhar peso, com peso inferior ao normal e risco para saúde.

Há pessoas que são magras, mas que apresentam problema de diabetes, triglicérides ou colesterol alto, entre outros. A referência deve ser pela saúde e não pela questão do peso.

Quer ganhar peso de forma saudável Veja como com esta dica de dieta para engordar

Quer dicas que funcionam de verdade? Quer saber Como emagrecer rápido e com saúde e o melhor sem passar fome confira nosso cardápio passo a passo, simples fácil e barato de fazer.

A recomendação para engordar é pela maneira mais saudável e livre dos problemas de saúde. E um engano é quando se acredita que para ganhar peso o magro deve comer sem limites. O conceito de ganho de massa muscular é muito diferente do ganho da gordura.

A massa muscular é adquirida através da dieta rica em carboidratos completos, proteínas e também a prática da musculação. E o ganho da gordura é gerado pelo consumo dos alimentos industrializados com excesso de gordura e açúcar.

Não há modelo de dieta ideal, pois cada indivíduo apresenta metabolismo particular, com processamento dos alimentos de maneiras diferentes. Logo, optar pela dieta que o amigo segue não é a maneira correta para ganhar peso.

É fundamental observar o comportamento do próprio organismo pelo dia todo, com aspectos referentes ao surgimento da fome, horários para as refeições, quantidade de água bebida diariamente, frutas e verduras pelo cardápio, dentre tantos outros aspectos.

Assista ao vídeo abaixo e confira dicas para ganhar peso rápido:

E para conquistar ganho de peso saudável, hábitos ruins devem ser eliminados e a atenção é para não ganhar gordura. Uma dica importante nesse processo é não consumir somente itens ricos com proteínas.

Apesar das proteínas auxiliarem na substituição e elevação da porcentagem dos músculos, e diminuição da porcentagem da gordura, os carboidratos são os responsáveis pelo ganho de peso, com arroz, pão e massas.

O consumo das gorduras consideradas boas é recomendado, como o abacate, azeite, amêndoas, nozes, linhaça e castanhas. E são indicados de 7 a 8 copos de água diariamente. As refeições devem ser em maior quantidade, com café da manhã, lanche, almoço, mais o lanche da tarde, e depois ainda a janta e ceia.

Opção interessante é a combinação inteligente, com mais carboidrato pelo cardápio, sendo exemplos o milho e batata, e arroz com purê. Os laticínios devem ser bastante consumidos, como queijo, leite e iogurte.

E a gordura considerada ruim em bolachas recheadas, balas e fast-food devem ser evitadas, pois é fator prejudicial. As frutas mais indicadas são as mais calóricas, como abacate, banana, manga e mamão. O azeite é excelente para tempero das saladas, com menos sal pelo uso do limão.

O exercício físico é fundamental para conquistar ganho de peso. Para perder peso os aeróbios são indicados, como caminhada, bike ou corrida. Mas para engordar, a intensidade dessas atividades deve ser inferior.

Quer ganhar peso de forma saudável Veja como com esta dica de dieta para engordar1

E o resultado é com o passar do tempo, para garantia dos objetivos atingidos. Quando há condição de sedentarismo, é importante ir com calma com os ferros pesados, e o instrutor orienta com o treino específico para ganho de peso. Dessa forma é diminuída a porcentagem da gordura e elevada a massa dos músculos.

A consulta com nutricionista é excelente para o cardápio particular, de acordo com o gosto alimentar individual e também específico para engordar. Para conhecer o próprio peso, em relação ao índice de Massa Corpórea, observando se está normal, ou em obesidade, é preciso realizar o cálculo.

Pra chegar ao IMC individual é preciso dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. E o próximo passo é observar o IMC com a classificação. Por exemplo, para menor que 18,5 a condição é considerada de excesso de magreza, e para maior que 40, de obesidade em grau 3.

Outro método para analisar o peso é com medição da porcentagem da gordura pelo corpo. O profissional da saúde realiza o método, seja um educador físico, nutricionista ou médico; níveis saudáveis ficam entre 12% e 17%.

E independente da vontade de ganhar ou perder peso, a saúde deve ser considerada sempre em primeiro lugar, para sensação do bem-estar e qualidade de vida, sem contar a prevenção contra as doenças.

Para engordar com saúde, a prática de atividade física é essencial, e é preciso escolher algum exercício do gosto pessoal, para que dessa forma seja mais fácil cumprir a regularidade. Já a alimentação deve seguir cardápio equilibrado, de acordo com a necessidade diária do organismo.

Abaixo você confere o cardápio completo passo a passo com 6 refeições que vai ajudar você engordar rapido e com saúde:

Café da Manhã

Opção 1: 1 pote 200g de iogurte integral batido com ½ papaia,1 col chá de mel ,1 col sopa de granola ,2 torradas com 2 col chá de requeijão e 2 fatias de presunto,1 xícara de chá preto adoçado com mel ou café.

Opção 2: 1 copo 250mL de leite com chocolate em pó, 2 broinhas de milho com 2 fatias de queijo de minas e geléia de frutas, 1 manga.

Opção 3: 1 taça com 4 col sopa de cereal tipo granola , 1 xícara chá de iogurte, 1 banana fatiada ,6 morangos fatiados, 1 col chá de mel e canela,1 xícara chá de chá preto com leite ou café.

Opção 4: 1 xícara chá de café com leite, 2 torradas integrais com 2 col chá de requeijão e 2 fatias de presunto, de 4 a 6 ovos de codorna, 1 banana picada com 1 col sopa de granola.

Lanche da Manhã

Opção 1: 1 copo 250 ml de vitamina de abacate, preparada com leite desnatado e adoçada com mel à vontade.

Opção 2: 1 copo 250 ml de leite batido com mamão, 2 torradas com 2 Polenguinhos.

Opção 3: 1 ou 2 bananas médias amassadas com 1 col sopa de aveia, mel e canela.

Opção 4: 1 copo 250mL de suco de manga, 2 pães de queijo.

Almoço

Opção 1: 1 prato pequeno de salada de agrião, rúcula e palmito, 1 filé de atum,3 col sopa de purê de batata,2 col sopa de floretes de brócolis,1 quindim.

Opção 2: 1 prato pequeno de salada mista com 1 ovo fatiado,3 col sopa de arroz integral,1 concha de feijão,2 col sopa de couve refogada,1 filé grande de carne grelhado,1 porção de doce de leite cremoso.

Opção 3: 1 prato pequeno de salada de rúcula, alface, tomate e 1 col sopa de milho verde,3 col sopa de arroz integral,1 concha de grão-de-bico ,1 pedaço de frango assado,1 fatia de torta de limão.

Opção 4: 1 prato pequeno de salada de folhas verdes com tomate, 2 conchas de espaguete com molho de tomate,4 col sopa de carne moída,1 col sopa de queijo parmesão para polvilhar,1 pedaço de goiabada com queijo.

Café da Tarde

Opção 1: 1 copo de milk shake de chocolate.

Opção 2: 1 tigela de açaí com granola.

Opção 3: 1 minipizza,1 copo 250mL de suco de uva.

Opção 4: 1 xícara de café cappuccino,1 fatia de bolo de fubá.

Jantar

Opção 1: 1 coxa e 1 sobrecoxa de frango cozido ou assado,3 col sopa de arroz. 3 col sopa de creme de milho,1 col sopa de cenoura ralada,1 fatia de pudim de leite.

Opção 2: 2 fatias médias de peito de peru,3 col sopa de purê de mandioquinha,2 col sopa de salada de beterraba e cenoura raladas,1 fatia de bolo com 1 bola de sorvete.

Opção 3: 2 xícara chá de macarrão com molho branco. (ou de tomate), ½ lata de atum 3 col sopa de couve-flor no vapor, 2 folhas de alface crespa com 4 tomates,1 barrinha de chocolate.

Opção 4: 3 col sopa de maionese de batata, 2 fatias médias de carne assada,1 col sopa de farofa,2 col sopa de quiabo ou abobrinha refogados,1 porção de doce de coco.

Ceia

Opção 1: 1 xícara café de frutas secas (como passas, tâmaras, amêndoas, nozes).

Opção 2: 1 fruta (manga, banana, mamão, caqui, uvas).

Opção 3: 1 pão de mel.

Opção 4: 1 copo 250mL de leite integral morno com 1 col chá de mel.