A Serasa lançou nesta sexta-feira (8) um novo serviço que permite ao consumidor consultar se há alguma pendência financeira registrada em seu CPF. A consulta é gratuita e pode ser feita pelo site ou no aplicativo SerasaConsumidor, que vai informar se o CPF está negativado e qual o débito pendente que levou à inadimplência.

Caso esteja em débito, a ferramenta informa se é dívida proveniente de banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais. O cidadão terá ainda informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. É possível propor a renegociação da dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço.

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Para a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, a novidade traz a oportunidade de o cidadão consultar e regularizar suas pendências financeiras em um único ambiente digital, com toda comodidade e segurança. “É mais uma facilidade que colocamos à disposição dos brasileiros para que eles tenham acesso a serviços que possibilitem, acima de tudo, a construção de uma relação mais sustentável com o crédito e o resgate da sua cidadania financeira. Dessa maneira, reafirmamos mais uma vez o compromisso da Serasa com o consumidor”, diz.

Para fazer uso da ferramenta, é preciso  preencher um cadastro autenticado via celular para garantir o acesso restrito. O acesso pode ser feito pelo site ou via aplicativo de celular disponível para Android e, em breve, iOS.